Como escolher a seladora ideal para a sua produção

Se você já conhece as vantagens de embalar um produto a vácuo é bem possível que esteja empolgado com a possibilidade de reduzir desperdícios, aumentar a vida útil dos seus produtos alimentícios e ao mesmo tempo melhorar a apresentação do mesmo no ponto de venda.  (Se ainda não conhece as vantagens clique aqui e leia o texto.) Mas ao pesquisar um pouco sobre o assunto você irá se deparar com as diversas opções de equipamentos disponíveis em nosso site, e nesse momento é bem comum que surja a dúvida: “como escolher a seladora ideal para meu produto?

Para ajudar com essa questão resolvemos escrever este artigo.

É muito importante estar atento no momento de decidir qual a seladora a vácuo ideal para a sua empresa. Definir qual equipamento irá atender as necessidades do seu produto e da sua produção é essencial para que sua experiência de compra seja de fato um investimento em um produto final ainda mais bonito e atraente ao consumidor.

QUAIS TIPOS PRODUTOS PODEM SER EMBALADOS A VÁCUO?

Seladoras a vácuo são equipamentos versáteis, têm diversas aplicações e trazem vantagens para a embalagem de vários tipos de produtos como carnes, queijos, todos os tipos de frios, embutidos, legumes, peixes, grãos e até mesmo produtos líquidos, pastosos ou em pó.

COMO ESCOLHER A SELADORA IDEAL PARA O SEU PRODUTO?

Para entender sobre o melhor tipo de seladora para seu produto é preciso compreender primeiro quais são os tipos de seladora a vácuo disponíveis no mercado.

Em linhas gerais, existem duas maneiras de realizar vácuo em produtos alimentícios, por meio de bico de sucção ou através de uma câmara. São mecanismos distintos, porém com eficácia muito próxima, sendo em bico de sucção 98,5% de retirada de oxigênio e em seladoras a vácuo de câmara 99,5%.  Então como saber qual o tipo de seladora a vácuo irá lhe atender? Conhecendo um pouco mais sobre as características de cada método de embalagem.

Seladora a Vácuo de Bico de Sucção:

Os modelos de seladoras a vácuo de bico de sucção têm funcionamento manual, ideal para quem está começando ou tem uma produção pequena.

Caso seu produto contenha determinada quantidade de líquido ou pó as seladoras a vácuo de bico de sucção não são indicadas. Se este for o caso, qualquer modelo de seladora a vácuo de câmara poderá te atender.

Uma vantagem das seladoras de bico de sucção é que justamente por serem destinadas a produções menores são equipamentos que demandam de menos espaço em seu estabelecimento.  

Veja como funciona a seladora a vácuo de bico de sucção:

Seladoras a Vácuo de Câmara:

Estas modernas seladoras a vácuo de câmara têm funcionamento semiautomático, sendo possível embalar diversos produtos de uma só vez, dependendo do tamanho da seladora e da embalagem.

São indicadas para quase todos os tipos de produtos alimentícios inclusive líquidos e pastosos ou produtos em pó. O mais importante de se levar em conta para escolher o modelo ideal de seladora vácuo de câmara é o volume de produção, este fator certamente será decisivo para a escolha do modelo ideal para a sua empresa. Isto porque as seladoras a vácuo de câmara se diferenciam no tamanho do barramento de selagem, área útil da câmara e capacidade de vácuo da bomba.

Por isso é importante ter em mente qual o maior tamanho de embalagem seu produto utiliza e quantas embalagens por processo você deseja fazer. Vale ressaltar que os ciclos de vácuo, ou seja, o tempo que a seladora leva para realizar o vácuo e a selagem variam de 30 a 60 segundos a depender da área útil da câmara e capacidade da bomba de vácuo.

Veja como funciona a seladora a vácuo de câmara:

Ainda ficou alguma dúvida para decidir qual é a Seladora a Vácuo perfeita para você? Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores de vendas