Porque embalar alimentos a vácuo? 7 motivos para iniciar essa prática na sua empresa.

A cada dia as embalagens a vácuo são encontradas nos mais variados tipos de alimentos, desde carnes e queijos até massas e cereais. Descubra neste artigo porque embalar alimentos a vácuo é vantajoso para o seu negócio.

O que são embalagens a vácuo?

Antes de explorar porque embalar alimentos a vácuo é interessante e conhecer os benefícios desta prática. Vamos às definições, as embalagens a vácuo são embalagens com barreiras e camadas coextruturadas, de forma a impedir a troca de ar entre o ambiente externo (oxigênio e outros gases) e o ambiente interno. Ou seja interior da embalagem permanece na ausência de oxigênio e outros gases que aceleram o processo de degradação do alimento.  

O procedimento de realizar vácuo de embalagens é antigo, foi inventado por Thomas Edison em 1881 com uma técnica de retirar o ar de embalagens de vidro, no entanto o processo só ficou mais popular com a criação de máquinas próprias que otimizam o trabalho.

O ar acelera o processo de deterioração de alimentos, sobretudo os perecíveis, além de facilitar a proliferação de bactérias e fungos que podem comprometer a qualidade dos produtos.

Por conta disso, a retirada do ar dentro das embalagens é um artifício da indústria alimentícia para aumentar a vida útil dos produtos, mas essa não é a única vantagem, como veremos a seguir.

Porque embalar alimentos a vácuo? Veja as 7 principais vantagens

A preocupação com a conservação de produtos que são perecíveis é um dos cuidados fundamentais para quem trabalha na indústria alimentícia e faz toda a diferença para os clientes, por isso, veja os principais benefícios e descubra porque embalar alimentos a vácuo é importante.

Maior tempo de conservação

Quando se pensa em porque embalar alimentos a vácuo o primeiro pensamento que se tem é a respeito da conservação e da maior durabilidade dos produtos.

Como já destacamos, o ar é responsável por acelerar a deterioração dos produtos e o processo de embalagem a vácuo consegue tirar quase 100% do ar contido dentro de um invólucro, aumentando em até 10 vezes a sua vida útil.

Produtos mais rentáveis

Como consequência do aumento na vida útil dos produtos, temos o crescimento da rentabilidade dos mesmos. Os produtos embalados à vácuo trazem um percentual bem mais reduzido de desperdício, por exemplo.

Outro ponto de aumento da rentabilidade está relacionado à compra por parte dos clientes. Uma vez que os produtos têm maior durabilidade, os clientes podem comprá-los em quantidades maiores, aumentando o ticket médio dos seus produtos.

Os alimentos embalados a vácuo também contam com uma boa opinião por parte dos consumidores. No geral, os produtos com este tipo de processo tendem a ser escolhidos quando existe essa opção.

Versatilidade das embalagens a vácuo

Um dos grandes motivos de quem busca entender porque embalar alimentos a vácuo é interessante está na grande quantidade de produtos que se beneficiam com este processo.

Desde peças inteiras ou fracionadas, é vasta a lista de alimentos que podem ser empacotados desta forma, veja alguns:

●     carnes;

●     peixes;

●     queijos;

●     legumes;

●     cereais;

●     molhos;

●     espetinhos;

●     bacon;

●     defumados;

●     linguiças;

●     cogumelos;

●     frutas cristalizadas.

Facilidade para transporte e armazenamento

As embalagens sem ar possuem um volume bem menor e, por conta disso, ocupam menos espaço seja no estoque, na prateleira ou mesmo na hora de serem transportadas. Isso reduz custos de logísticas uma vez que pode mandar mais produtos de uma vez.

Além disso, as embalagens a vácuo são muito seguras o que permite com que você possa empilhá-las sem correr o risco do saco romper ou entornar.

Mantém as propriedades dos produtos intactas

Um ponto fundamental tanto para a conservação e vida útil dos produtos quanto na hora de vender, isso porque, além de não sofrer com a oxidação que pode afetar no peso, hidratação e sabor, os produtos a vácuo também mantêm a cor.

Isso faz toda a diferença para o cliente, um produto com cor “diferente do normal” tende a encalhar no estoque até estragar e com as embalagens a vácuo isso não será um problema, o que aumenta mais ainda a rentabilidade dos produtos.

Além disso, os produtos que são embalados a vácuo também não criam cristais de gelo que podem afetar as propriedades dos produtos. A embalagem impede tudo que está do lado de fora de entrar, preservando a qualidade do produto.

Barreira de odor do produto

Outro ponto interessante é a respeito dos odores que são barrados pelas embalagens à vácuo. Além de ser uma vantagem na hora de armazenar e transportar os produtos, as embalagens também preservam os aromas originais por muito mais tempo.

Isso é uma grande vantagem quando se pensa em produtos que são embalados já temperados. A pressão realizada durante o processo de vácuo garante que os ingredientes fiquem mais concentrados e proporcionam um sabor mais marcante ao alimento.

Mais higiene

Por fim, outro bom motivo para embalar alimentos a vácuo é a questão higiênica. As embalagens a vácuo impedem que líquidos como o sangue de carnes ou o tempero acabem vazando.

Além  de evitar que seu produto fique com a aparência melada e seja preterido pelo consumidor, a embalagem melhora muito a aparência do produto e evita que insetos como moscas pousem sobre os alimentos.

E aí, entendeu porque embalar alimentos a vácuo? Pronto para começar a usar esse método e otimizar seus negócios? Aproveite e acesse nosso artigo sobre como escolher a seladora ideal para a sua produção e faça a escolha certa.

Se precisar de uma parceria pode contar com a R.Baião, são mais de 80 anos de experiência no mercado, sempre buscando as melhores soluções para os nossos clientes, clique aqui e conheça mais sobre nós.Ainda ficou alguma dúvida sobre porque embalar alimentos a vácuo? Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores de vendas ou preencha o formulário abaixo.