Como aumentar as vendas no PDV?
Trabalhar no comércio tradicional é um desafio muito grande, é importante estar atento a vários fatores para atrair os clientes e converter vendas. Separamos neste artigo 9 dicas valiosas para aumentar as vendas no PDV (ponto de venda), aplique-as e veja seus resultados subirem.
9 dicas fundamentais para aumentar as vendas no PDV
Sabemos que são diversos fatores que fazem com que um ponto de vendas tenha mais ou menos vendas, no entanto, separamos aqui 10 dicas que podem ser aplicadas em quase todos os cenários para aumentar as vendas no PDV, veja todas elas:
1. Conheça bem seu cliente.
2. Capacite os seus funcionários.
3. Posicione seus produtos de forma estratégica.
4. Deixe sua loja bem apresentável.
5. Mantenha os preços visíveis e atualizados.
6. Capriche nas embalagens dos produtos.
7. Ofereça descontos progressivos para alguns produtos.
8. Monte um PDV temporário em um local de alta circulação.
9. Acompanhe seus concorrentes para ter boas ideias.
1. Conheça bem seu cliente
O primeiro passo para aumentar as vendas no PDV é conhecer bem seu público-alvo, mas não se engane, não se trata de conhecer o seu cliente superficialmente, mas sim os detalhes, dores, vontades, perfis e tudo que for possível.
Procure responder algumas questões fundamentais como:
- Quais são as necessidades dos meus clientes?
- Quais os desafios que eles enfrentam no dia-a-dia?
- Em que horário eles costumam buscar soluções para seus problemas no comércio?
- O que os leva a fazer ou não uma compra?
- Eles costumam buscar primeiro os seus produtos na internet?
Somente quando você tiver essas informações é que será possível elaborar ações que sejam, de fato, efetivas ao seu público-alvo. Esse ponto deve ser o ponto de partida, sobretudo para a próxima dica.
2. Capacite os seus funcionários
Uma vez que você conhece melhor os seus clientes, é chegada a hora de passar isso para a sua equipe. Se você não tem a expertise para treinamentos, vale a pena contratar um profissional para isso.
Passe tudo que eles precisam para entender melhor o cliente, o que fazer em cada cenário e como agir para atender melhor os consumidores. Quanto mais alinhado o seu time estiver, maiores as chances de aumentar as vendas no PDV.
3. Posicione seus produtos de forma estratégica
Outro ponto importantíssimo é planejar o layout da sua loja, os produtos precisam estar bem posicionados, de acordo com o tipo, mas também de forma que produtos complementares estejam próximos um do outro.
Se você vende calçados esportivos, coloque meias próximas para atrair a atenção do cliente e tentar aumentar o ticket médio dele. Se você vende alimentos, vale a pena aproveitar o espaço próximo ao caixa para colocar guloseimas e doces, uma vez que esteja esperando na fila, ele pode acabar levando algo pela comodidade.
4. Deixe sua loja bem apresentável
Um ponto que nunca é demais reforçar é sempre caprichar na apresentação da loja. O espaço deve estar sempre limpo, organizado e agradável para ser mais atrativo aos clientes. Por isso, fique atento a:
- Ter uma fachada convidativa e atraente.
- Uma iluminação que seja agradável e favoreça seus produtos.
- Organizar os produtos, de modo que sejam fáceis de encontrar e que a circulação seja facilitada.
- Temperatura ambiente agradável.
- Limpeza impecável.
- Som ambiente convidativo, compatível e agradável.
5. Mantenha os preços visíveis e atualizados
Um dos pontos que precisam ser revistos para quem quer aumentar as vendas no PDV é a questão dos preços nos produtos. Nada mais inconveniente do que chegar em um lugar, encontrar algo que gostou e não encontrar o preço.
As chances de desistência são muito maiores, por isso, sempre mantenha os preços (se possível também as condições de pagamento) visíveis e atualizados. Coloque informativos pela loja, por meio de cartazes ou adesivos, informando as formas de pagamento aceitos.
6. Capriche nas embalagens dos produtos
As embalagens são outra preocupação muito relevante, sobretudo se você vende alimentos. Embalagens com aparência suja, desgastadas ou violadas sempre serão rejeitadas pelos consumidores.
Neste sentido, vale a pena investir em embalagens a vácuo que, além de dar uma maior sensação de segurança, ainda prolongam a vida útil ao produto e permitem que os consumidores vejam o produto por inteiro.
7. Ofereça descontos progressivos para alguns produtos
Uma dica interessante caso você tenha produtos encalhados no seu estoque é montar uma promoção com descontos progressivos para esses produtos.
Veja qual a sua margem de lucro e estabeleça descontos em cima das vendas, isso tende a aumentar o ticket médio, além de liberar o estoque e evitar prejuízos.
8. Monte um PDV temporário em um local de alta circulação
Outra forma de aumentar as vendas no PDV é montar um stand de vendas temporário em outro local para atingir outros clientes. Utilize este momento para, além de vender, tentar encantar seu consumidor, ofereça um degustação, um desconto ou algo que o incentive a visitar o seu PDV.
Procure participar de feiras em praças de alta circulação ou alugar um espaço em um shopping, essa divulgação ajuda a novos clientes conhecerem a sua marca.
9. Acompanhe seus concorrentes para ter boas ideias
Outra forma de aumentar as vendas no PDV é acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo para buscar inspiração para ações no seu negócio. O ideal é que você veja o que eles oferecem de interessante e busque formas de fazer melhor e ter um diferencial competitivo.
E aí, entendeu como aumentar as vendas no PDC? Uma das formas de aumentar a vida útil de seus produtos é utilizando embalagens a vácuo e as seladoras ideais para isso, confira esses dois artigos no nosso blog para saber mais.
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